Criação de Embalagens
Por ONE2UP em 18 de dezembro de 2013 com Comentários
Ao casar o design gráfico e o design de produtos, temos como resultado um fator importantíssimo no parâmetro de criação: o Design de Embalagens.
Quando analisamos os aspectos de produção do objeto contra danos de transporte e avarias, resistência do material da embalagem, empilhamento em estoque, facilidade de abertura, manuseio e experiência do consumidor, temos a experiência do design de produtos em questão.
A parte do design gráfico engloba layout, diagramação da embalagem levando em conta o visual da empresa, informações técnicas do produto fornecidas pelo fabricante e as especificações de normas e convenções exigidas pelos órgãos responsáveis da categoria, hierarquia das informações, interação com o cliente e custo de produção.
Para finalizar o processo de criação de embalagem basta o desenvolvimento do manual de uso do produto. Mesmo que seja de simples entendimento ele é necessário, podendo ser colocado diretamente na embalagem do produto. Porém, produtos de maior complexidade devem conter manuais detalhados de utilização separadamente.
Para uma criação de embalagem bem feita, os passos abaixo são essenciais:
01 – Briefing
02 – Boneco
03 – Textos
04 – Aprovação do conteúdo
05 – Direção de arte e diagramação do material
06 – Aprovação impressa / Mock-up
07 – Correções e ajustes
08 – Aprovação final
09 – Testes com mock-ups ou protótipos em escala
10 – Fechamento do arquivo nos padrões gráficos
O processo de Design de Embalagens utilizado pela ONE2UP engloba criação de textos, ilustrações, diagramação e finalização dos arquivos para enviar à gráfica.